top of page
17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ONU) e a relação do Projeto Sustenta Carnaval
com cada uma delas:

Objetivo 1

1. Erradicação da pobreza

Desenvolve produtos ou serviços que beneficiam e melhoram a qualidade de vida de grupos economicamente vulneráveis.

a-) Revenda de fantasias completas

b-) Venda de materias dos desmontes das fantasias 

c-) Produção de novos adereços para venda

d-) Inserção dos materias de rejeito para fabricação de EcoBricks

Objetivo 2

Fome zero e agricultura sustentável 

Apoia pequenos produtores de alimentos e a agricultura familiar.

a-) Fabricação de EcoBricks que poderão ser usados nas construções de estruturas de hortas, bancos de praça

Objetivo 3

Saúde e Bem-estar

Incentiva comportamentos saudáveis entre seus públicos e melhora o acesso de seus colaboradores aos cuidados com a saúde.

a-) Capacitacao de tecnicas manuais artísticas, combinadas com atividades de dança, música, alongamento, mídias sociais, administração, fotografia e produção de vídeo para imersão e participação ativa dos participantes no estímulo fisico e criativo.

Objetivo 4

Educação de qualidade 

Assegura que os funcionários de suas operações diretas e da cadeia de fornecimento tenham acesso a treinamento profissional e oportunidades de aprendizagem

a-) Professores qualificados, com experiência em desenvolvimento de técnicas aplicadas e desenvolvida com participação dos participantes.

Objetivo 5

Igualdade de Gênero

Trata mulheres e homens de forma justa, com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários. 

Respeita e apoia os direitos humanos e combate toda e qualquer discriminação à diversidade.

a-) Com variadas áreas de atuação, o projeto visa o acesso a todos. Com base de salário sem diferença de género.

Lidando com as comunidades da área da Praça Onze e Gamboa nas ações de capacitação que se iniciam no Pré - Carnaval.

Objetivo 6

Água potável e Saneamento

Implanta estratégias de gestão da água que sejam ambientalmente sustentáveis  e economicamente benéficas na região hidrográfica onde atua.

a-) Pela redução de despejo de materiais tóxicos no Aterro, ajudamos a prevenir a infiltração de elementos poluidores que poderiam afetar as veias fluviais. 

Objetivo 7

Energia Acessível e Limpa

Aumenta sua eficiência energética, utiliza fontes renováveis e leva essas mesmas ações à sua cadeia de suprimentos.

a-) Por lidarmos com objetos em perfeito estado, diminuímos a necessidade de consumo e assim sendo, por consequência o inicio de um ciclo que se renova todo ano.

Objetivo 8

Trabalho decente e crescimento econômico

Garante condições de trabalho decente para funcionários em toda a sua operação e na cadeia de negócios e suprimentos. Cria empregos decentes e formais em setores intensivos em mão de obra. Educa e treina para o trabalho.

a-) Através do processo de investimento junto a comunidade do bairro da Gamboa, iremos iniciar as atividades com a reforma dos espaços a serem usados, com profissionais da área. Em seguida, as atividades de capacitação no período Pré - Carnaval e sequencia na chegada dos materiais que então desencadeiam uma gama de trabalho que formarão esse projeto piloto. Uma vez estabelecido, se torna exemplo a ser repassado através de consultoria onde esses mesmos participantes podem então tomar posição de lideres em seus designados campos para repasse em outras cidades e da base para sua própria trajetória de trabalho ser valorizada através da participação e experiência junto ao Projeto Sustenta Carnaval.

 

b-) O valor de 20% do  lucro do Projeto sera direcionado a Liga Escolas de Samba Mirim, formando um ciclo de investimento para as gerações que darão continuidade a esse segmento.

Objetivo 9

Indústria, Inovação e Infra-estrutura

Investe em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios Que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente.

a-) A indústria da moda e carnaval tem seu valor através da relação da sociedade e suas propostas servirem como inspiração e tal reflexo tem seu impacto pelas tendências e uso de materiais e tecnicas. Nosso papel e de criar acessorios, figurinos, cenários e produtos de decoração com uso dos materiais descartados que agora tem uma utlizacao e aproveitamento maior. Esses profissionais farão parte de um diretório onde sua mao de obra sera divulgada assim como os produtos a serem criados. 

Objetivo 10

Redução das desigualdades

Cria e implementa produtos, serviços e modelos de negócios que visam explicitamente às necessidades das populações desfavorecidas e marginalizadas. Desenvolve políticas de compras que beneficiam pequenas empresas da região em que atua.

O carnaval reflete a realidade do pais, onde e nítido a elitizacao e diferença de classes num so espaco. Tanto a área da Praça Onze onde é localizado o sambódromo do Rio, que no Carnaval é povoado também por integrantes de suas alas de comunidades, celebridades, sambistas de gerações e frequentadores de camarote, temos também os moradores do bairro da Gamboa onde são cercados pelos mais novos empreendimentos ( AquaRio, Rio Star ) e a propria Cidade do Samba, lidando com materiais que são desenvolvidos e disputados e que logo virariam despejo. 

Transformar o lixo em lucro, em oportunidade de desenvolvimento e também uma maneira de trazer lideranca, criatividade e  empoderamento a essas comunidades que, em época de carnaval atuariam na venda de ‘secos e molhados’ nas areas do Sambodromo e Blocos de rua, respectivamente e durante o ano nos servicos de quentinhas e refeicoes populares.

Objetivo 11

Cidades e comunidades sustentáveis

Pesquisa, desenvolve e implanta produtos e serviços que melhoram o acesso a edifícios resilientes, mobilidade eficiente, limpa e moderna e a espaços comuns verdes. 

Reflete sobre as melhores políticas de deslocamento e mobilidade de Funcionários, bem como de produtos e matéria-prima, dentro do contexto urbano.

a-) Como acima descrito, a intenção de aliviar o impacto direto da Sapucai ao Aterro, disponibilizando esse acervo para as Comunidades e fazendo com que ate o que nao seja possivelmente usado  tornar a ser um eco Brick, faz com que esse ciclo de revenda, reuso e reprodução para novos produtos, se torne uma engrenagem que de maneira saudável muda o contexto de desperdício e anexa, a cidade do Rio de Janeiro, mais uma iniciativa com proposta e impacto sustentável.

Objetivo 12

Consumo e produção responsáveis

Desenvolve, implementa e compartilha soluções para rastrear e divulgar a procedência de seus produtos, informar o consumidor por meio de políticas de rotulagem e monitora a eficácia dessa ação buscando o desenvolvimento da consciência ambiental e social na sociedade.

a-) Na fase de Pre Produção teremos a divulgação de nosso projeto e proposta para os seguintes grupos:

  • Representantes das Alas Comercias das escolas de Samba dos Grupos de Acesso e Especial do Rio de Janeiro;

  • Produtores de grupos inspirados na cultura brasileira que atuam nacional e internacionalmente e que promove a ponte de parcerias para projetos de turismo cultural (para ambas doação de figurinos usados assim como para interesse na compra de figurinos e ou materiais)

  • Agências de turismo com pacotes ligados ao Carnaval

  • Grupos e páginas relacionadas ao Carnaval para disseminação da proposta

  • Projetos de iniciativas ligados a moda/indumentaria e Carnaval

Objetivo  13

Ação contra a mudança global do clima

Reduz substancialmente as emissões associadas às operações próprias e às da cadeia de suprimentos, em alinhamento com os mecanismos de regulação climática.

a-) Impacto de redução direto por reutlizacao integral dos materiais que seriam descartados nos 5 dias de Desfile no Sambodromo do Rio de Janeiro.

Objetivo 14

Vida na água 

Pesquisa, desenvolve e implementa produtos, serviços e modelos de negócios que eliminam impactos nos ecossistemas oceânicos e colaboram para sua restauração.

a-) Produção de novos produtos que tear durabilidade e qualidade em seu feitio e que nao sera despejadas nos aterros, evitando a poluição do sistema fluvial.

Objetivo 15

Vida terrestre

Implementa políticas e práticas para proteger os ecossistemas naturais que são afetados por suas atividades e pelas ações de sua cadeia de suprimentos.

Investe em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de produtos, embalagens biodegradáveis, proporcionando assim uma mudança na própria indústria.

a-) Além da redução de despejo no Aterro, iremos difundir a confecção de EcoBricks que através da reutilização de garrafas plásticas e dejetos que nao são recicláveis, protegemos o ecossistema e unimos esses ecobricks na confecção de hortas junto as atividades de BioConstrucao para hortas e projetos de paisagismo anos espacos disponiveis no Bairro da Gamboa.

Objetivo 16

Paz, justiça e instituições eficazes

Identifica e toma medidas eficazes contra a corrupção e a violência, nas suas próprias operações e nas de sua cadeia de abastecimento.

a-) Contato direto com a comunidade, investindo na instrução, educação e ajudando a prevenir a não participação dessas pessoas em dinâmicas de crime e violência.

Objetivo 17

Parcerias e meios de implementação

Atua em conjunto com o governo e sociedade civil em prol dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável

a-) Nesse projeto piloto, estaremos fazendo parceria com as seguintes instituições:

  • Comunidade da Gamboa/Gamboa de Portas Abertas

  • Comlurb

  • Liesa

  • Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro 

  • Comunidades Locais do entorno do Sambódromo do Rio de Janeiro

  • Departamentos de Sustentabilidade de empresas patrocinadoras

bottom of page