SUSTENTA CARNAVAL

Um projeto de impacto social e redução de desperdício, por um Carnaval mais sustentavel!

A ideia surge do lixo. Da necessidade de se olhar para a quantidade de indumentárias e adereços semi novos (usado por algumas horas após os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Rio de Janeiro) que estão sendo recolhidas, aglutinadas pelos caminhões da Comlurb e transportadas diretamente para o Aterro Sanitário do Caju, sem nenhuma chance de serem reaproveitados, pela urgência da area de dispersão ser devidamente desocupada para a próxima Escola de Samba a desfilar.

Um trabalho árduo e competente não só nessa área, mas assim como em todo o sambodromo e entorno, porém acreditamos no potencial de transformar essa cena em algo que diminuirá o impacto de resíduos e impulsionará uma série de atividades, programas e produtos.

 

Nosso intuito começa em promover o recolhimento de todo esse material de forma seletiva e organizada. A ideia é trabalhamos com uma equipe especializada de aderecistas e membros da comunidade local (área da Praça Onze) capacitados a recolher, selecionar e catalogar todo material 

dembarcando-os em nossos caminhões disponíveis na área da dispersão do Sambódromo do Rio de Janeironos 5 dias de Desfiles ( 2 dias de Grupo de Acesso,

2 dias de Grupo Especial e Desfile das Campeas).

 

 

É de fato transformar a prática usada, onde todas as fantasias são direcionadas aos caminhões da Comlurb, sem nenhum tratamento e muito menos com uma proposta de reciclagem e deu respeito ao meio ambiente, onde infelizmente o destino é o Aterro (conhecido como Lixão) do Caju - que, certamente, causa um enorme impacto negativo à comunidade local e ao próprio meio ambiente pelas fantasias e adereços serem confeccionados com materiais que não são recicláveis, a não ser dando uma nova utilidade, como se propõem à realização do projeto Sustenta Carnaval.

 

Dando chance para artistas especializados compartilharem suas experiências com profissionais da área de outros paises, o Projeto propõe um intercâmbio cultural entre diferentes visões sobre o mesmo tema: Carnaval! 

Através de editais e do turismo cultural, receberemos estrangeiros que tem a prática e interesse em desenvolver ações coordenadas com a nossa proposta.

Ex: Bordando por la Memória de Jimena Pardo, uma profissional que em Londres guia grupos de refugiados e de comunidade latino americana, para reascender a chama do orgulho por seus antepassados e histórias ancestrais através do uso de diferentes materiais para confecção de bordados em painels, altares e etc… 

 

Nesse e em tantos outros sentidos que esse projeto se insere, Sustenta Carnaval tem relação e base nos 17 pontos da sustentabilidade mundial, visando promover uma nova prática de recolhimento sustentável às fantasias dispensadas pelos componentes das escolas de samba à economia criativa do Estado do Rio de Janeiro. Veja a lista e o nossa relação com cada uma delas aqui.

OBJETIVOS DO PROJETO

 

O projeto piloto - previsto para ser realizado na comunidade do Cantagalo na Zona Sul do Rio de Janeiro, na ONG, é a experiência modelo para implementação do projeto Sustenta Carnaval em outras áreas de Estados e Cidades brasileiras e internacionais. 

 

Através de ações de Integração nas escolas de samba em parceira com órgãos públicos, o projeto Sustenta Carnaval tem como público alvo os grupos de cultura brasileira e do setor de performance e arte espalhados pelo mundo para uma nova maneira de lidar com Carnaval. 

 

Capacitação de moradores das comunidades no desenvolvimento de técnicas de artes manuais, administrativo, fotografia e vídeo, produção e mídias sociais e investimento nas atividades de comunicação e dinâmicas de criação, dança e música para empoderamento e futura liderança desses participantes.

 

Conscientização das comunidades sobre como lidar com o lixo, respeito ao meio ambiente, geração de renda - realização de produtos recicláveis: tijolos ecológicos, ecobricks...zero waste/residuos zero.

 

 

 

PARCERIA ONG 

 

 

Espaço / reforma de três salas

 

Sala 1-) Capacitação / geração de renda 

Sala 2-) Armazenamento / prateleira (arquivos)

Sala 3-) Exposição / Loja (venda)

 

 

Sala 1  - " Apoteose"

Área que pode ser o saguão de exposições ou espaço que tenha atividades alternadas.

 

Atividades: 

Ateliê (customização e criação de figurinos; oficinas para jovens e adultos da comunidade do Cantagalo, Pavão Pavãozinho)

 

Sala 2 - " Dispersão" 

 

Reforma e construção de prateleiras para armazenamento de fantasias, materiais separados para venda e adereços prontos (estoque)

 

Sala 3  - Concentração"

Área de exposição da proposta do Projeto e dos produtos disponíveis para venda (incluindo catálogo das peças que estão guardadas na Sala 2 pelo website e redes sociais).

 

 

Objetivos 

 

Diminuir o impacto de despejo de práticas não recicláveis;

 

Reutilização de materiais para outros produtos;

 

Capacitação de mão de obra especializada; 

 

Geração de renda para jovens e adultos das comunidades acolhedoras do projeto Sustenta Carnaval; 

 

 

 

Atividades na ONG

 

Pre Carnaval

1-)  Reforma dos espaços

2-)  Aulas de administração, desmonte e confecção organização, produção de foto e vídeo, divulgação  

3-) Aulas de recreacao: Dança, música e alongamento

 

*2 e 3 (com professores brasileiros e do programa de intercâmbio)

 

Carnaval

1-) Recebimento dos materiais pré-organizados nos caminhões

2-) Armazenamento com ordem de pré-venda e seções estabelecidas

3-) Separação de adereços a serem utilizados durante o carnaval no Bloco da Comunidade (devolvidos após uso)

4-) Entrega dos figurinos vendidos na 4a feira de Cinzas

 

 

Pós-Carnaval

1-) Arquivamento das fantasias completas para inserção no site 

2-) Continuação de desmonte dos adereços em seções (pom pom, acetato, tecido, gemas, etc..) e inserção no site com cores e quantidade especificadas 

3-) Criação de produtos com uso dos materiais acima designados 

4-) Postagem continua dos produtos desenvolvidos para venda e possível encomenda através de ensaios fotográficos e dos produtos seguindo a coesão visual criada para o Projeto