top of page

A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO,
A SECRETARIA ESPECIAL DE INTEGRAÇÃO METROPOLITANA,
ATRAVÉS DO PROJETO INTEGRA RIO APRESENTAM

    Sustenta Dourados propõe dois dias de atividades educacionais nos âmbitos cultural e socioambiental rumo a uma eficaz conscientização da comunidade.

 

Acreditamos no potencial de transformar e conscientizar as comunidades do Rio de Janeiro, consequentemente incentivando um outro olhar na questão do impacto de resíduos, impulsionando uma série de atividades, programas e produtos.

 

Através desta iniciativa, uma equipe especializada de professores e artistas oferecem palestras e oficinas para os membros da comunidade local. 

 

Facilitadores | Tutors

Apoio Cultural

WhatsApp Image 2022-09-30 at 11.24.13 PM.jpeg

Realização

Multiplicar.jpg
IMG_20220531_083902_825_edited.jpg

Sá Soraya

Soraya da Costa Coelho, mais conhecida como Sá Soraya, é professora de História com pesquisa em Cultura Afro-brasileira, musicoterapeuta, psicomotricista e livreira,  já atuou como instrutora de manifestações populares da cultura brasileira como jongo, ciranda, cacuriá, côco, bumba meu boi em escolas públicas das  cidades de  Cabo Frio e Búzios no Estado do Rio de Janeiro – Brasil.

Contação de Histórias

 Desde 2018 seu trabalho está voltado para contação de histórias e musicalização infantil através do projeto Paticumbum – Música e Movimento.

Através de práticas pedagógicas de Educação Ambiental. Apresentamos histórias baseadas em práticas a fim de educar e desenvolver um enriquecimento às crianças com explanação sobre reciclagem, compostagem e dinâmicas de cuidado com meio ambiente em ações do cotidiano em áreas urbanas.

IMG_20220531_083902_825_edited.jpg
Figurinos Alcione- Alessandra_edited_edited.jpg

Alessandra Reis

Alessandra Cabral, premiada Chefe de ateliê de barracão em inúmeras escolas, figurinista e mulher criativa, destaca-se sua produção para o corpo de dança dos shows da cantor Alcione (foto) entre outros.outros.

Adereços

 

Nessa ação os participantes são apresentados a técnicas básicas de adereços e customização em combinação com o uso de materiais diversos disponíveis.  Podendo então customizar acessórios livremente, com autonomia, de acordo com seus estilos e de preferência, onde essa parceria com a comunidade proporciona a valorização dos conhecimentos culturais, trazendo outra realidade ao universo em que vivem. 

ied_03_dd2017.jpg

Julia Vidal

Julia Vidal é designer gráfico e de moda, educadora e pesquisadora especializada nas etnias culturais brasileiras.

Pós Graduada em Historia – África Brasil, laços e diferenças,

mestra em Relações Étnicorraciais e gestora da marca que leva seu próprio nome Julia Vidal .: Etnias Culturais, e tem como propósito desenvolver marcas e produtos de moda e

educação que valorizam a diversidade cultural brasileira.

Desde 2005 conta histórias através de coleções temáticas apresentadas em desfiles no Rio de Janeiro, Bogota e

Londres, já assinou mais de 45 figurinos para TV e Palcos,

como o de João Donato, no Rock In Rio, é designer de superfícies criando estampas em diferentes suportes expostos em espaços de arte como a Casa França Brasil, escritora de 4 publicações onde aborda as temáticas da moda e do design afro e indígena brasileiros, o "O africano que existe em

nós, brasileiros : Moda e Design afro-brasileiros"; "Quintal Étnico: Cores e Vibrações afro-brasileiras"; “Cosmovisões X Moda, qual é a sua tendência?” e “Revolução na Moda”.

Consultora de empresas de moda que criam produtos com identidade cultural brasileira, é docente do curso Design de Moda do IED (Rio e SP) e é idealizadora da Escola de Moda Pluricultural Éwà Poranga.  

Pintura com tintas naturais

 

​Usando elementos naturais como terra, temperos, legumes e folhas, iremos explorar a pintura tem e seu papel significativo no desenvolvimento cognitivo, motor e sócio emocional dos participantes.

Apresentando ‘poções’ de variadas cores e permitindo o participante em se envolver na criação e desfrute de sua própria arte, assim também desenvolvendo a confiança de expressar seus pensamentos e sentimentos através da pintura e reconhecendo a matéria prima muito mais próximo dos corriqueiros materiais ligados a consumo e embalagem.

IMG_20220616_145335_512.jpg

Douglas Pedroza

Natural de São Gonçalo, Douglas Pedroza da Silva Martins passou a adolescência cantando em Sound Systems em comunidades no circuito Rio-Niterói, foi assistente de diversos artistas visuais e participou de duas edições do MOF - o festival de grafite das Favelas. Autodidata, durante a pandemia começou a  experimentar técnicas mistas de plotagem manual e confeção têxtil, usando materiais recicláveis como madeira e papelão. Seus carimbos podem ser utilizados em estamparia, impressão têxtil, decorações e intervenções públicas. Atualmente desenvolve uma coleção de camisetas usando técnica própria, acessível e com forte viés de conscientização ambiental, tendo como referência narrativas baseadas na diáspora africana. Expõe seus trabalhos em quilombos urbanos pela cidade do Rio de Janeiro.

Carimbos reciclados:

Através de práticas pedagógicas de Educação Ambiental, utilização de materiais reciclados como papelão para confecção de carimbos que podem ser utilizados em estamparia têxtil, impressa, decoração e intervenções públicas, baseadas em práticas pedagógicas a fim de educar e desenvolver um enriquecimento às famílias com explanação sobre reciclagem, referências baseadas na diáspora africana e acessível execução prática.

WhatsApp Image 2022-10-02 at 12.45.49 PM (1).jpeg

Mariana Pinho

Mariana e uma artista multifacetada, especializada em dança, design, figurino e direção artística.

Desde 2004, criou uma rede de companhias, organizações e grupos de inspiração brasileira como parceiros para seus empreendimentos no campo da dança e do figurino. Isso se deve ao seu trabalho no Brasil como parte da equipe criativa da GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, onde ganhou grande experiência após trabalhar como figurinista, moda e cenógrafa autônoma desde a idade de 8 anos.

Destaques no Brasil:  Mocidade, Porto da Pedra,  produção de programas de turismo cultural anuais em Olinda, aprendendo e se apresentando com grupos de Maracatu, Afoxes e Samba de Pernambuco assim como em Salvador e outras cidades cobrindo culturas com Alfredo Belo ( Selo Mundo Melhor).

Produtora da 1ª e 2ª edições do Encontro Europeu de Maracatu, em 2009 Mariana fundou a premiada Organização de Artes Gandaia e, desde então, já produziu mais de 40 artistas brasileiros no Reino Unido e Europa, incluindo Mestres de Maracatu de Baque Virado e Ciranda, Orquestra Contemporânea de Olinda, Dj Mam, Simone Sou & Oleg Fateev, Rita Benneditto.

No cunho educacional a artista investe em programas de alcance a grupos de refugiados, de violência doméstica, moradores de rua, PCDs, idosos, familia e publico em geral.

 

Direção Artistica

Gandaia Arts/Maracatudo Mafua e Projeto Selva,  Publicação Oficial do Sambódromo - Roteiro dos Desfiles, World in The Gardens, Brazilian Winter Warmer Festival e Associação Brasil Cultura/ Projeto Sustenta ( Neutralização do carbono através da revenda e reutilização dos resíduos têxteis das escolas de samba do RJ e acoes de conscientização ambiental).

Mariana
é facilitadora certificada pela aliança global ecobrick.


Confecção de Ecobricks​

Ecobricking é uma maneira simples de assumir responsabilidade pessoal por nosso plástico, mantendo-o fora da indústria e fora da biosfera.
Um ecobrick é uma garrafa PET embalada sólida com plástico usado limpo e seco. Ecobricks são feitos manualmente para uma densidade definida para sequestrar o plástico e criar blocos de construção reutilizáveis. Desta forma, os tijolos ecológicos evitam que o plástico se degrade em toxinas e microplásticos e fora de processos industriais de alta energia e alta emissão. Mas acima de tudo, o processo prático de ecobricking aprofunda nossa consciência sobre essas questões e suas alternativas regenerativas – o que chamamos de transição plástica.
 
Uma vez que muitos ecobricks estejam disponíveis, eles podem ser usados a curto prazo em unidades modulares, móveis de lego e espaços abertos. Ecobrick também pode ser usado a longo prazo em jardins e estruturas de terra. Em sua fabricação e aplicação, os ecobricks incorporam princípios regenerativos e uma visão ayyew que se baseia em seguir o exemplo da Terra de garantir carbono solto para tornar a biosfera verde.
Sendo usado na construção de bancos, cercas, divisórias e móveis, aqui será inserido em jogos que permeiam o lúdico infantil. Desde a sua própria fabricação, até jogos de boliche, blocos de montagem, acerte o alvo entre outros. Inspirando os participantes a praticar essa iniciativa em casa e se divertir aprendendo.

Palestra: Sustentabilidade na prática 

 Abordando os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental, trazemos o tema da sustentabilidade em sessões de fácil acesso e entendimento, visando o saudável transplante do tema, saindo da teoria e apresentando soluções práticas a serem adotadas no cotidiano da comunidade local.

Alcançar os objetivos de sustentabilidade é complexo e requer coerência política; no entanto, a ação efetiva para a mudança estrutural tem sido ilusória, em parte porque as questões globais devem ser abordadas principalmente localmente. Acordos como os Objetivos Globais da ONU e a Nova Agenda Urbana e os atuais problemas prementes, como a pandemia de 2020, demonstram que é impossível abordar questões do sistema socioecológico global sem abordar as vulnerabilidades urbanas e os modelos de consumo. Embora as cidades sejam desafiadas pelas dificuldades de abordar vários objetivos, envolver os cidadãos de forma significativa e acompanhar o progresso de forma consistente, as limitações da aplicação da sustentabilidade urbana podem levar à perda de oportunidades, falta de credibilidade e aumento do ceticismo público. Mudanças fundamentais são necessárias na tomada de decisão local e na mobilização cidadã para passar das atuais abordagens fragmentadas em direção à sustentabilidade urbana duradoura e à implementação bem-sucedida de metas globais.
Mariana compartilha e oferece escolhas sustentáveis ou mudanças em seu estilo de vida, compartilhando o que funcionou para ela e possa talvez para você através da apresentação dos quatro pilares da sustentabilidade; Humano, Social, Econômico e Ambiental.
Integra Rio Banner.jpf
bottom of page